Pular para o conteúdo
Home » Projeto PoéticÀ Margem

Projeto PoéticÀ Margem

 

   A pesquisa continuada “POÉTICà MARGEM” realizada há 13 anos pelo Grupo São Gens de Teatro investiga  as expressões artísticas que emergem das margens das grandes cidades, destacando-se como uma forma de expressão sociocultural e política. Essa abordagem poética busca  ver a cena a partir da periferia, da margem, evidenciando suas vivências, conflitos, beleza e lutas por meio de uma linguagem estética única. O grupo propõe, a partir do seu estudo, romper com estereótipos e preconceitos, criando uma nova narrativa que revela as múltiplas identidades e subjetividades presentes nas periferias, sob a perspectiva de artistas periférico-marginais. 

   No contexto do teatro contemporâneo, a pesquisa se desenvolve em uma relação direta com as realidades sociais, buscando entender e questionar os diversos territórios, da marginalização dos nossos corpos e da exclusão social. As montagens do grupo refletem essa pesquisa, abordando temas como desigualdade social, violência, racismo, gênero, políticas públicas e direitos humanos. Assim, os  processos oriundos da nossa pesquisa, partem das experiências do olhar, do tempo, da gestão que vem da margem e confrontam as barreiras impostas pelo Centro dominante que segue lógica branca-eurocêntrica. 

   Com isso, o Grupo São Gens de Teatro, ao longo de sua trajetória, produziu uma variedade de espetáculos, ações performáticas, pesquisas, documentários e livros que refletem essa pesquisa contínua. Suas montagens mais recentes, como “Diário da Independência”, “Eu conto, tu contas, nós contamos: UBUNTU” e “Narrativas Encontradas Numa Garrafa Pet na Beira da Maré”, demonstram o compromisso do grupo em traduzir poeticamente as margens e em promover a conscientização e a mudança social através da arte.

   Por meio de suas obras, o Grupo São Gens de Teatro não apenas representa as realidades periféricas, mas também as vive e as torna acessíveis ao público, rompendo fronteiras e possibilitando o diálogo e a reflexão. A pesquisa “POÉTICà MARGEM” se revela, assim, como um compromisso vivo com a transformação social, valorizando as múltiplas identidades e reafirmando o papel da arte como instrumento de mudança e afirmação nas margens da sociedade.